O que fazer ao eczema no rosto?
O eczema é mais comum nas zonas em que a pele está mais vulnerável e é por isso que muitas pessoas sofrem de eczema no rosto e pescoço. Quem sofre de eczema sabe que o eczema crónico e as suas crises no rosto podem ser bastante difíceis, tanto física como emocionalmente.
Existem alguns tratamentos que o seu médico ou farmacêutico podem recomendar se o eczema no rosto estiver a afetar a sua vida. Esses tratamentos vão desde cremes e pomadas com cortisona até tratamentos orais para controlar a inflamação ou a comichão. Mesmo que escolha iniciar um destes tratamentos, existem ainda comportamentos que pode adotar no seu dia a dia que podem ajudar a aliviar os sintomas de dermatite atópica facial e controlar o seu eczema facial.
Rotina de cuidados da pele com eczema
Como certamente sabe, a pele seca é um dos muitos sintomas do eczema. Quando a pele está seca, a barreira cutânea não é tão forte, o que significa que perde água mais rapidamente e é maior a probabilidade de inflamação e infeção. Assim, manter a pele hidratada é a chave para ajudar o seu eczema no rosto.
Os emolientes, uma família de hidratantes que ajuda a reduzir a perda de água e a proteger a pele, podem ser utilizados várias vezes ao dia (siga as recomendações do fabricante ou de um profissional de saúde) para ajudar a manter a sua pele hidratada, idealmente depois do banho quando a pele ainda está húmida. Existem vários tipos de emolientes, desde substitutos do sabão até pomadas, e podem conter uma grande variedade de compostos. Pode ainda descobrir que prefere utilizar diferentes emolientes em diferentes alturas do dia, por exemplo usar uma pomada à noite e um leite hidratante durante o dia.
Outras dicas
- Evite tocar regularmente no seu rosto uma vez que pode provocar a propagação de infeções e irritar a sua pele
- Mantenha o seu cabelo limpo pois este pode contaminar a pele do rosto a agravar o seu estado
- Como a pele do rosto está mais exposta a agressões externas, seja flexível e adapte a sua rotina de produtos de cuidado às diferentes temperaturas e níveis de humidade
- Se utilizar produtos de um boião em vez de uma bisnaga, utilize uma espátula para retirar o produto (e não os seus dedos ou mãos)
- Ao secar a pele, toque suavemente com a toalha e não esfregue
- No banho, prefira sempre água morna (e não muito quente)
Maquilhagem
Se usa maquilhagem regularmente, já reparou provavelmente que alguns produtos agravam o seu eczema no rosto ao invés de ajudarem a disfarçá-lo. Pode precisar de algumas tentativas e erro para encontrar os produtos ideais para si porque as preferências podem mudar de pessoa para pessoa e para diferentes tipos de pele, mas existem algumas dicas às quais pode prestar atenção. É recomendado testar sempre os produtos antes de os começar a aplicar regularmente para prevenir reações ou irritações na pele.
- Tente usar sempre maquilhagem hipoalergénica, não comedogénica e para peles sensíveis
- Perfumes causam frequentemente irritações, procure produtos sem perfumes ou essências
- Muitas pessoas reagem aos conservantes dos produtos cosméticos
- Lembre-se de utilizar a sua maquilhagem de acordo com as recomendações do fabricante - a maquilhagem para os olhos deve ser substituída a cada 3 ou 4 meses pois a área dos olhos é particularmente sensível
- Evite maquilhagem "waterproof" , prefira produtos à base de água pois são mais fáceis de remover ao fim do dia e por isso provocam menos irritações na sua pele
- Certifique-se que lava sempre as mãos antes de aplicar a maquilhagem e lave os seus pincéis de maquilhagem regularmente
Para tratar a inflamação fale com um profissional de saúde sobre as diferentes opções, tais como cremes com cortisona que estão disponíveis em farmácias e podem ser sujeitos a receita médica. Deve também evitar a exposição solar quando está a recuperar de uma reação.
Eczema na pele do seu bebé
Afetando cerca de 20% das crianças em todo o mundo, o eczema é uma das condições de pele mais comuns. Em bebés, o eczema, ou dermatite atópica, geralmente aparece no rosto e couro cabeludo e é agravado pela baba, calor no verão e frio no inverno, alergias, e ainda outros agentes irritantes como sabonetes e alguns tecidos. Muitas das recomendações para o eczema dos adultos também se aplicam para os bebés, incluindo tomar banhos com água morna e aplicar creme hidratante regularmente. Contudo, como a pele do bebé é especialmente delicada, recomendamos que procure a ajuda de um profissional de saúde que pode aconselhar os melhores passos para si e para o seu bebé.