O nascimento dos dentes pode causar eritema da fralda?
O nascimento da dentição, que ocorre geralmente por volta dos seis meses de idade do bebé, pode ser um momento desafiador tanto para os pais quanto para o bebé. Durante este período, o seu bebé pode parecer "fora do normal" e facilmente irritável, com muitos sintomas que geralmente se atribuem ao nascimento da dentição. Será que o eritema da fralda é um deles?
Os sintomas do crescimento da dentição são:
- Dor;
- Inflamação onde o dente está a nascer;
- Irritação geral;
- Problemas em adormecer ou perturbação do sono;
- Rosto avermelhado;
- Babar-se mais que o normal;
- Esfregar as gengivas, ou maior tendência para morder ou sugar;
- Alterações no trânsito intestinal que podem variar desde a obstipação até à diarreia;
- Perda de apetite;
- Orelha vermelha e quente no mesmo lado em que o dente está a nascer.
O nascimento da dentição não é uma causa direta do eritema da fralda. No entanto, as erupções cutâneas podem ser causadas pelo contacto da pele do seu bebé com fezes e urina presentes na fralda, e se o seu bebé está com diarreia induzida pela dentição, isso pode aumentar a probabilidade de sofrer de eritema da fralda. Clique aqui para saber mais sobre o eritema da fralda.
Se o seu bebé tem os dentes a nascer, há alguns cuidados que pode implementar para ajudar a prevenir o eritema da fralda e também para ajudá-lo a sentir-se melhor, garantindo a proteção da pele do seu bebé:
-
Certifique-se que muda as fraldas o mais rapidamente possível depois de sujas e use um produto que proteja o rabinho do seu bebé, como a pomada Bepanthen Baby em todas as mudas, de forma a criar uma barreira para proteger a pele e ajudar na sua recuperação natural.
-
Dê ao seu bebé objetos frescos ou congelados para mastigar, como chupetas, alimentos congelados ou anéis de dentição. Este pequeno cuidado pode ajudar a aliviar as gengivas doridas.