Eczema Atópico em bebés e crianças

A dermatite atópica ou eczema é uma doença crónica da pele bastante frequente nas crianças: afeta cerca de 15-20% da população infantil na Europa e tende a entrar em remissão na adolescência 1.

eczema em bebés

Causas do eczema

As causas da dermatite ou eczema atópico podem ser variadas e incluem fatores genéticos e ambientais, mas ainda são impossíveis de determinar em concreto. É por isso que só podemos intervir sobre os sintomas visíveis da dermatite atópica: prurido, xerose, vermelhidão e descamação da pele. Podem ser controlados com os produtos adequados, com propriedades hidratantes e emolientes, concebidas especialmente para a pele sensível das crianças.

Sintomas do eczema atópico em bebés e crianças

As manifestações da dermatite atópica nas crianças são bem conhecidas, sendo as crostas leitosas um exemplo. Nos primeiros meses de vida dos bebés, os sintomas da dermatite atópica tendem a aparecer nas zonas convexas do corpo. A cabeça é, talvez, o exemplo mais conhecido, mas as bochechas e a testa também são zonas frequentemente suscetíveis de irritação. Nesta idade, predomina a forma vesicular com crostas do eczema, enquanto após os 2 anos, a dermatite atópica manifesta-se sobretudo com liquenificação e descamação, especialmente nas pernas, braços e entre as pregas cutâneas.

Alívio dos sintomas da dermatite atópica ou eczema atópico

Embora não exista uma cura, existem excelentes rotinas de cuidados diários para proteger a pele das manifestações da dermatite atópica.

Os sintomas da dermatite atópica podem ser suavizados, mas gerir a dermatite atópica nas crianças pode ser um pouco mais difícil do que nos adultos. De facto, os doentes jovens tendem a ressentir-se do tratamento e não se controlam quando a comichão ocorre. Por conseguinte, o tratamento da dermatite atópica ou eczema pode criar alguns problemas aos pais. No início, as mães e os pais de crianças com dermatite atópica podem-se sentir confusos com as dosagens e os métodos de administração do tratamento. Não é fácil reconhecer as diferentes fases e sintomas da dermatite atópica e compreender quais os cremes a utilizar: as manchas eritematosas húmidas, por exemplo, requerem aplicações diferentes das manifestações com liquenificação ou descamação. Dado o curso recidivante e as diferentes lesões que a dermatite atópica pode provocar, nem sempre se tem disponível em casa o tratamento mais adequado. Assim, corre-se muitas vezes o risco de utilizar um tratamento incorreto para a dermatite atópica.

É por isso que é importante manter as crianças sob um controlo dermatológico apertado e consultar o médico, sempre que surjam dúvidas relativamente à gestão do tratamento dos sintomas de dermatite atópica.

Adicionalmente, a gestão dos sintomas da dermatite atópica ou eczema também pode ser complicada. Um dos sintomas da dermatite mais comuns é a comichão. Frequentemente, as crianças têm tendência para se coçar energicamente ou a esfregar a pele na roupa, o que acaba por expor a pele com dermatite atópica à ação das bactérias e aumenta a inflamação. Nas formas mais agressivas, a comichão pode ser tão intensa que a criança não consegue dormir.

Para aliviar os sintomas da dermatite atópica, existem excelentes cremes tópicos emolientes e hidratantes como Bepanthene® Eczema, mas a sua aplicação numa criança nem sempre é fácil. Esta aplicação é sentida como um momento desagradável ou um castigo e enfrenta uma firme oposição, especialmente se for um processo demorado e envolver ligaduras.

Para que o tratamento tópico seja melhor recebido, existem alguns pequenos truques que podem ajudar a criança a enfrentar a situação, transformando o momento da aplicação do creme numa oportunidade para brincar e para o contacto entre pais e filhos. A primeira sugestão útil para o tratamento dos sintomas da dermatite atópica é evitar espalhar o creme diretamente na pele da criança: experimente esfregá-lo entre as mãos e aplicá-lo com uma massagem, começando talvez pelos pés e fazendo-lhe um pouco de cócegas, para depois chegar ao rosto, que é a parte em que a maioria das crianças não gosta de ser tocada.

Tratar o eczema do seu filho

Casos mais graves de dermatite atópica e a marcha atópica

Por outro lado, há casos mais graves nos quais, para além das lesões cutâneas típicas, surgem sintomas de dermatite atópica que envolvem outros órgãos e se associam à asma brônquica, rinite, conjuntivite e perda de peso (a chamada marcha atópica). Para fazer face ao tratamento da dermatite mais grave, deve ser adotada uma abordagem interdisciplinar envolvendo vários especialistas: dermatologista, pediatra, alergologista e gastroenterologista 2.

Para apoiar as famílias que enfrentam a dermatite ou eczema atópico, existem planos de educação terapêutica: são cursos que visam garantir a autonomia da criança e dos pais na gestão da dermatite atópica e dos seus sintomas.

Dicas para aliviar os sintomas de eczema atópico do seu filho

Ficam aqui algumas sugestões e conselhos que podem ser úteis para si e para a sua família:

  • Banhos diários curtos e com água morna (nunca água muito quente) irão ajudar a pele do seu bebé e prevenir infeções. Imediatamente após o banho, é muito importante hidratar bem a pele e mantê-la hidratada ao longo de todo o dia. Os produtos hidratantes/emolientes podem ajudar a diminuir sintomas como a comichão e pele seca.
  • Adicionar aveia ao banho do seu bebé pode ajudar a suavizar e hidratar a pele. Prevenir o "coçar" é muito importante - o "coçar" regular danifica a camada superficial da pele permitindo a entrada de agentes irritantes, o que agrava o eczema. Especialmente durante a noite, colocar luvas no seu bebé pode ajudá-lo a dormir melhor e evitar que se magoe.
  • No Verão, mantenha o creme hidratante do seu bebé no frio. O fresco pode ajudar a acalmar a pele do seu bebé quando aplicar o creme.
  • Deve-se ter especial atenção a produtos irritantes, alergénios presentes no ambiente e também alergénios alimentares. Apesar das alergias alimentares poderem contribuir para o aparecimento do eczema, consulte sempre um médico antes de retirar qualquer alimento da alimentação deles.

Referências

1 Prevalência e Comorbilidade da Dermatite Atópica em Crianças: Um estudo populacional em grande escala baseado em dados do mundo real [Journal of Clinical Medicine, 2020] URL: https://www.mdpi.com/2077-0383/9/6/1632.

2 https://www.dovepress.com/burden-of-disease-unmet-needs-in-the-diagnosis-and-management-of-atopi-peer-reviewed-fulltext-article-CCID.